A história deste palácio começa quando, o rei D. Manuel I, em homenagem à empresa das Índias, decide erigir um convento, onde então existiria uma capela.
E foi sobre o que sobrava desse convento destruído pelo terramoto de 1775, que o príncipe consorte D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha realizou uma das espantosas fantasias românticas em que o século XIX transformando um convento no magnifico palácio que hoje conhecemos.
A semelhança entre este palácio e o castelo de Neuschwanstein, na Baviera, erigido por Luís II da Baviera, não é pura coincidência ambos são realmente muito parecidos embora na opinião de muitos este é ainda mais belo e genuíno.
Por maior que fosse a riqueza arquitectónica e decorativa, o projecto de D. Fernando não estaria completo sem a criação da atmosfera misteriosa, foi então que decidiu florestar as encostas da serra de forma planeada e intensiva, trazendo varias espécies de plantas de todo o mundo, tendo sido um dos raros casos em que a Natureza foi beneficiada pela acção do homem.
Sem comentários:
Enviar um comentário